quarta-feira, 21 de outubro de 2015

De volta para o futuro...do pretérito...

 Map of haiti

Assisto pela tevê algum comentário sobre o dia de hoje, o dia fictício em que Marty McFly realiza sua viagem no tempo avançando 30 anos no futuro. Os jornalistas estão eufóricos com esse dia. McFly não mostra muito entusiamo. Ele pergunta quais são as "novas" e se surpreende:

_Como assim, assassinaram um imigrante haitiano em Itajaí? Eu viajei 30 anos no futuro para encontrar os problemas do passado? Que país ainda é este que permite este tipo de bárbarie?

Atordoados, os jornalistas entreolham-se sem ter o que dizer, pois não há nada o que dizer. Um deles arrisca:

_É, bem, foi um episódio isolado, em Santa Catarina. Tal ato não representa o pensamento de todo o povo brasileiro...

McFly compreende menos ainda. "Como um ato isolado? Mas este estado não é um dos mais prósperos da nação brasileira?"

Na verdade McFly não conseguia ligar os pontos. Ele vivia em 1985, quando voltou para 1945 não achou estranho o preconceito naquela época, infelizmente. Entretanto, agora, ele acreditava que o ser humano pudesse ter evoluído um pouco mais.

Pediu licença aos jornalistas e repórteres e foi pesquisar. Lhe ensinaram rapidamente a usar a internet e ficou abismado, não com a rede nem com os computadores. O que lhe chamava a atenção era a quantidade de informações  históricas que não se encaixavam.

"Como um estado tão produtivo, tão adepto ao trabalho, tão rico em cultura, tão orgulhoso de si  mesmo permitia uma atrocidade dessa? Como permitiam que um imigrante fosse assassinado por querer buscar uma vida melhor? Teriam os índios do passado massacrado os imigrantes que migraram também para o Brasil, para Santa Catarina porque queriam uma vida melhor?"

McFly refletiu sobre tudo aquilo e chorou. Ele, afinal, era mais um "yankee", tinha sua culpa histórica com todos os cherokees, cheyennes, navarros, bantos, hispanos... 

Olhou para o Dr. Brown e chamou:

_Vamos tentar de novo Dr. Brown, acho que erramos nossa linha temporal.

Os jornalistas rapidamente o chamaram. Ele apenas disse:

_Nós vamos voltar para a ficção, nos desculpem. Não somos melhores ou piores que vocês ou sua época, mas lá não passamos de uma ingênua fantasia. Aqui é difícil acreditar que a vida real continue sendo tão preconceituosa.

E entraram no no seu Delorean e partiram num raio em meio ao céu. No dia em que a ficção encontrou a história não foi o futuro quem deu as caras. Foi o passado com suas mazelas que insiste em esmagar os diferentes e aqueles que ainda buscam melhorar suas vidas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...