quinta-feira, 23 de abril de 2009

Globalização

A Globalização

A globalização é efeito do processo histórico ao longo dos anos. A evolução da tecnologia e da ciência transformou o globo terrestre numa “pequena” aldeia; como exemplo temos as comunicações: um fato acontece no Japão e logo em seguida já é transmitido para o mundo todo via satélite.

O lado bom da globalização é que ela permite uma maior interação entre os habitantes do planeta. No entanto os efeitos benéficos restringem-se a uma parcela reduzida da população mundial. Ou seja, nem todas as pessoas têm acesso à Internet, telefone celular, TV a cabo, entre outras “luxuosidades”.

A globalização permitiu à camada rica da população um “encontro” global, porém, os efeitos nocivos refletem a condição miserável de uma parcela cada vez maior da população do globo. Além disso, o grande avanço da tecnologia leva ao desemprego milhares de trabalhadores do mundo inteiro, principalmente nos países em desenvolvimento.

Outro aspecto negativo da globalização é um fenômeno chamado “massificação”. Em todos os lugares jovens ouvem as mesmas músicas, vestem-se de maneira igual, assistem aos mesmos filmes e programas de TV. Com isso as pessoas deixam de pensar por si próprias e começam a ter o mesmo pensamento.

A globalização é um efeito, uma corrente mundial. Hoje, mais do que nunca, grande parte da população está envolvida nessa corrente. Mesmo nos lugares mais afastados da terra é possível sentir-se os efeitos da globalização. Povos que ainda vivem isolados e de forma primitiva mantém contato com o homem branco “civilizado”, ou com objetos produzidos por estes. Como uma conseqüência imediata da globalização, surgem expressões que auxiliam a compreensão do termo.

Aldeia Global

Embora nosso planeta seja grande o suficiente para conter milhares de povos diferentes, o mundo passa a ser tratado como uma “aldeia”. Os motivos disso são as conseqüências abruptas, às vezes, que um fato econômico ou cultural provoca em outros continentes que não o de sua origem. Sendo assim, uma quebra na economia de um país como a China, por exemplo, pode afetar a economia de vários países.

Em relação à cultura, uma nova moda surgida na Europa pode afetar o comportamento de jovens no Brasil, Argentina, Austrália, etc, assim como um programa de Tv.

Cidadão do Mundo

O termo cidadão surgiu para designar as pessoas da cidade. Como o mundo apresenta-se como uma “aldeia global”, nada mais apropriado que as pessoas sintam-se cidadãs e cidadãos. O que significa isso?

Ser cidadão do mundo significa ter acesso aos benefícios da globalização, como tecnologia e diversão

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário