quinta-feira, 4 de junho de 2009

Senado aprova regularização de terras na Amazônia Legal

Pessoas físicas e jurídicas que exerçam exploração direta ou indireta dessas áreas podem ser beneficiadas

Viviane Cardoso | Brasília (DF) Atualizada às 20h37min

Depois de cinco horas de debate, o Senado aprovou na noite dessa quarta, dia 3, o projeto de lei que permite a regularização de terras ocupadas na Amazônia Legal, situadas em áreas da União.

Serão regularizadas as ocupações de áreas de até 1,5 mil hectares, e podem ser beneficiadas pessoas físicas e jurídicas que exerçam a exploração direta ou indireta dessas terras. A matéria será agora encaminhada à sanção presidencial.

Alegando urgência na regularização fundiária em propriedades da Amazônia, a relatora, senadora Kátia Abreu, acatou na íntegra o texto enviado pela Câmara. Porém, a bancada ambientalista reagiu, alegando que as alterações no texto enviado pelo governo legalizariam a grilagem de terras. Alguns senadores sugeriram que o assunto fosse apresentado por meio de um projeto de lei e não de medida provisória. Mas houve quem não concordasse.

A ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, apresentou emendas, restringindo a regularização a propriedades de até 400 hectares, estabelecendo vistoria prévia para conceder o título da terra, e estabelecendo prazo mínimo de dez anos para que todos os agricultores possam vender as terras.

A senadora Marina Silva também fez um apelo aos senadores para que aprovassem os destaques. Caso contrário, ela afirmou que iria pedir ao presidente Lula para que vetasse a medida provisória.

FONTE:
http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&local=&action=noticias&id=2534310&section=

Pois é, e assim vão grilando as terras públicas, destruindo a Amazônia... Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário