Mais um texto de uma aluna do Terceirão... apostar no potencial de nosso alunos é obrigação de cada professor! São nesses momentos que me orgulho cada vez mais de minha profissão!
O que é ser livre?
Ser livre não é ter o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem.
O homem pode até ter nascido livre, mas com a civilização, em todos os lugares ele está acorrentado. A dita liberdade só existe quando o individuo consegue livrar-se totalmente das restrições que a sociedade lhe impõe.
A realidade é que, por mais que se fale em liberdade, os homens não são livres. Pior, são ingênuos. Acreditam que a liberdade se limita em andar pelado, falar o que quer, ir onde quiser sem ter hora para voltar e sem ter que dar satisfação a alguém, poder expressar sentimentos, viver e agir da forma que querem. Mas no mundo em que vivemos a “liberdade é uma palavra que o ser humano alimenta, que não há ninguém que a explique e que não entenda”, como dizia Cecília Meirelles.
O mundo que nos cerca nos mostra que liberdade é uma coisa subjetiva, assim como um sonho. Um sonho é fora da realidade, da mesma forma a tal de liberdade.
Muitas pessoas se acham livres quando votam para escolher um representante, pois tem direito de escolha. No entanto ela não é livre, pois as opções de votos se restringem e ainda somos obrigados a votar mesmo que seja em nenhum dos candidatos. Então, como ter liberdade de escolha se somos obrigados a escolher?
Eu poderia quebrar o meu quarto agora, mais isso não quer dizer que eu seja livre, pois em seguida as pessoas que convivem comigo irão me reprimir pela minha atitude. O que estou tentando dizer é que podemos agir como acharmos melhor e as consequências surgirão, e isso nos mostra que não somos livres, pois quando não há alguém que nos recrimine, nossa própria mente se encarrega disso, por causa da nossa moral e das raízes da nossa conduta. E não somos livres porque somos escravos de nós mesmos!
O ser humano se limita na ideia de que é livre, mas este é regido por leis que o dominam e que formam seu modo de agir.
Ser totalmente livre é impossível, pois ninguém consegue viver sem limites. E liberdade não combina com limites.
Portanto, com essa sociedade consumista, reguladora, manipuladora, controladora e com pessoas com opiniões fracas, que aceitam tudo e obedecem a estes limites, a total liberdade esta cada vez mais longe e mais fictícia.
Denise Savi – 3° ano do Ensino Médio, EEB. Ângelo Izé, Sanga do Engenho, Forquilhinha, SC
Concordo com sua aluna.
ResponderExcluirEu já postei sobre isso em meu blog, em um dos primeiros posts aliás.
Eu acredito que liberdade não é 'poder fazer' 987432198531 coisas , eu acredito que é exatamente o contrário. Acredito que é poder fazer essas 987463219854132 coisas, mas poder escolher não fazer nenhuma delas.