quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Amigos e o Nada

Inverno do ano 2000, numa tarde quente. Do armário à porta: Johnson, Pito, Black (com garrafas na cabeça), eu, Paulinho (In memorian) com litro de catuaba, Rogério (In memorian), e o Neno, de calça e sem camisa. Registrano o momento está o Ricardo.

Amigos e o Nada

Às vezes eu penso profundamente sobre todos os amigos que tenho. Nunca tive um melhor amigo ou melhor amiga. Prefiro não fazer essa distinção hierárquica. Não quero e nem nunca quis algum dia menosprezar esse ou essa em nome de seus defeitos ou virtudes.
Amigos são assim: imperfeitos, improváveis e inigualáveis. Amigos nos fazem sorrir, amigos nos fazem viver; contudo, nossos amigos se vão. Muitas vezes eles não voltam mais...
Quem nunca perdeu um amigo? Quem nunca se esqueceu de um amigo? Quem nunca se apaixonou por um amigo ou amiga? Que nunca viveu as dores e os amores de uma amizade?
Mas nossas amizades sempre terminam, seja com um ponto, uma virgula, reticências ou um “até mais”.
Fomos os melhores amigos na infância, porém, hoje em dia, cada um passa por um lado diferente da rua.
Alguns amigos sempre serão os mesmos: vamos sorrir juntos, contaremos mentiras iguais, vamos nos emocionar com as mesmas lembranças, principalmente porque cada um tem uma percepção distinta do passado.
Fomos os melhores amigos na escola. Às vezes tínhamos as mesmas idéias, os mesmos sonhos e até nos apaixonávamos pela mesma pessoa. Pulamos e gritamos nos mesmos bailes! Nos embebedamos brindando a alegria selvagem de viver!
Também fomos amigos de adolescência, cada um com sua crença e descrença, cada um com sua teimosia, cada um com sua preguiça, cada um com seu egoísmo, sua inveja, sua impunidade.
Fomos amigos no primeiro ano de faculdade, mas ainda fomos amigos no último ano?
E nós crescemos. Alguns casaram, outros se separaram e outros “recasaram”. Uns têm filhos, outros nenhuma responsabilidade. Uns deixaram a rebeldia de lado, se tornaram adultos, outros teimam em continuar aquilo que são, e seus cabelos continuam a crescer.
Mas existe muita coisa para nos separar hoje em dia. A experiência de vida de cada um, a própria vida de cada um. Nós mudamos, intimamente, externamente. Mesmo assim uma coisa continua incólume para nos açoitar com suas lágrimas: o passado.
Devidamente registrado no papel fotográfico que nos une cada vez que saudosamente os temos em nossas mãos. O passado ali registrado soa como um imenso vazio a nos preencher.
Talvez os corações solitários assim são por pura escolha.
Você nunca se perguntou se vale a pena conhecer novas pessoas para nunca mais esquecer?
O tempo está aí, e nós passamos por ele. Amigos tão fiéis, hoje ninguém mais. Entre nós há o sorriso, o abraço. Porém, uma coisa maior aparece e nos desfaz. Agora pensamos coisas diferentes, acreditamos em deuses diversos, ou em nenhum. Podemos ser os mesmos, mas nosso íntimo não é mais.
É por isso que cada um de nós caminha por um lado diferente da rua. À distância nos olhamos, sorrimos, nos cumprimentamos, somos os mesmos de dez anos atrás. Então volvemo-nos à rua para ver quanta coisa passa por ali.
Não leva um segundo para voltarmos a nossos passos e relembrarmos rapidamente os bons tempos. Estufamos o peito e suspiramos profundamente para espantar aquela lembrança.
Afinal, caminhamos para o nada e isto é o que nos resta. Amizade é assim, como uma rua, nunca estática, sempre com suas tragédias e suas mudanças.

09/02/06

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Tenho muitos bons amigos, e esses são em um número imenso. Mas os melhores se resumem a 5. Ótimo texto man! LONG LIFE TO ROCK'N'ROLL

    ResponderExcluir
  2. Texto incrível , descreve a amizade , do jeito que ela é na vida real , curti muito a sua postagem , PARABÉNS !

    ResponderExcluir
  3. CaramBaaaa

    Adorei seu texto..Lindissimooo
    Me emocionou de verdade

    (...Até me deixou um poukinho pessimista... Não que seja sua culpa...Costumo refletir AlÈM...)
    Mas...é a mais pura verdade...No final

    .....Comecei um blog tbm...
    Dá uma olhadinha??

    Sempre quis escrever e tal...
    Vamos ver se vai pra frente
    kkk

    Valeu

    http://patriciadministra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários no meu blog, vindo de um professor e de alguém que tem um excelente blog isso significa muito. Te dei um selo no meu blog é só passar por lá. E eu já estou te seguindo assim como o chapolim colorado eu só sigo os bons rs. Falou!

    ResponderExcluir
  5. acredito em muito do que disse...mas, ainda acredito em alguns poucos amigos que vão sempre está do meu lado!

    até...
    http://ligeiramenteblase.blogspot.com/
    @dido_r

    ResponderExcluir
  6. hehe bem legal cara,gostei ^^

    Estou te seguindo me segue tbm por favor?

    trollagemvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. È só fazer do jeito que eu fiz: colar a imagem do selo no seu blog, passar o link do blog que te deu o selo, depois tem que responder aquelas perguntas e por último indicar os blogs que você acha que merecem receber este selo e depois avisar os blogueiros do selo como eu fiz com você. Ok professor? rs

    ResponderExcluir
  8. Seu blog e bem legal,estou te seguindo ja

    trollagemvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. amigos de verdade sempre e bom...sempre tem momentos para se lembrar...

    ResponderExcluir
  10. Muito legal amigao,gosto muito do seu blog,continue assim!!!

    trollagemvirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir