segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por que estamos em greve?

Em julho de 2008 o presidente Lula sancionou a Lei Federal nº 11.738, a lei do piso salarial dos trabalhadores em educação. Os governos de Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina entraram com ação de inconstitucionalidade contra a Lei. Entretanto, em 16 de abril de 2011, o Supremo Tribunal Federal julgou a lei procedente, obrigando aos governos de Estados e municípios a pagarem o piso nacional da categoria, R$ 1.187,00. Contudo, esse valor refere-se ao vencimento do professor em início de carreira, que hoje em Santa Catarina é de R$ 609,00, o segundo mais baixo do Brasil, atrás apenas do Piauí, o Estado mais pobre da nação, ao passo que Santa Catarina é um dos mais ricos.

Nosso governo diz que não tem condições de pagar o piso e quer, através da implementação de abonos, pagar o piso. Isso vai contra o estipulado pelo STF, que foi enfático: PISO É VENCIMENTO, sem as eventuais gratificações. Além do piso, somam-se outras, como o percentual de hora atividade.

O que vem a ser a hora atividade?
Significa que cada professor terá que conceder 30% de sua carga horaria para efetuar aquele trabalho que leva para casa todos os dias: preparar aulas, avaliações, corrigir os mesmos, fazer leituras, atender alunos e pais, ler, estudar, ou seja, ter mais tempo para escola justamente para ter mais tempo para si mesmo.

Ou seja, no meu caso, trabalho 40 aulas, seriam 28 em sala de aula e as outras 12 para hora atividade, respeitando o salário.

Em resumo: temos a possibilidade de oferecer uma educação de qualidade, mas o governo estadual NEGA-SE A CUMPRIR A LEI FEDERAL!
PAGUE O PISO GOVERNO DE SANTA CATARINA! CUMPRA A LEI!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário