domingo, 18 de setembro de 2011

O Império Napoleônico, breve resumo

O golpe do 18 brumário levou Napoleão ao poder juntamente com outros dois cônsules. Ele representava os anseios da burguesia em sufocar a esquerda revolucionária e a reação monarquista. Ele foi mais além, pois ascendeu a imperador e das mãos do papa pos diretamente a coroa em sua cabeça. Os outros dois cônsules perderam toda sua importância e Napoleão demonstrava a volta da igreja católica a França sem distúrbios.
Na política Napoleão buscou resolver em partes os problemas da sociedade francesa, mas sempre tendo em vista a ordem burguesa.
No plano internacional destituiu monarcas estabelecidos e criou novas repúblicas para seus parentes e generais governarem. Tentou impor à Europa a sua maneira, porém, ninguém esquecia que ele fora um soldado da revolução que havia decapitado o rei.


Como forma de impor a hegemonia francesa à Europa, Napoleão criou o Bloqueio Continental: o impedimento dos produtos britânicos de entrarem no continente. As hostilidades aos franceses aumentaram e Napoleão começou a acumular algumas derrotas, a maior na tentativa de invadir e Rússia.

Embora tenha sido levado ao poder pela própria burguesia, a mesma se via traída por Napoleão. Os seus excessos levaram-no a ruína. Sua corte era praticamente a imitação do Antigo Regime, seus exércitos estavam com a moral baixa. Depois de enfrentar uma coligação liderada pela Inglaterra, abdicou do trono e se exílio na Ilha de Elba, de onde retornou furtivamente e retomou o trono francês, mas novamente derrotado foi obrigado a abandonar o trono de vez e cumprir pena na Ilha de Santa Helena, possessão britânica no Atlântico Sul, onde veio a falecer em cinco de maio de 1821.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Tem gente que jura de pés juntos que Napoleão é uma encarnação de anticristo, tanto nas profecias de Nostradamus quanto nas das crianças de Fátima.
    Talvez pela instituição de um Estado Laico, que é como a coisa deve funcionar e meio que funciona no Brasil.
    Funciona aqui até a bancada evangélica crescer a tal ponto que a Bíblia vire a Constituição e o dízimo Imposto de Renda.
    Bela postagem!

    ResponderExcluir