quinta-feira, 3 de maio de 2012

Forquilhinha 100 anos de colonização

É, eu sei que demorei um pouco, afinal, foi comemorado no dia 26 de abril. Se bem que essa data é aniversário da emancipação política.

O que me recordo da emancipação? Quase nada. Lembro-me da figura de Vanderlei Ricken, que foi nosso primeiro prefeito por sinal. No armário velho da cozinha da minha casa tinha um adesivo mais menos escrito assim: "Dia 12 de outubro é o dia do SIM pra Forquilhinha". Algo relativo à luta pela emancipação do então distrito de Forquilhinha que pertencia à Criciúma.

E sobre a colonização? Fala-se tanto que Forquilhinha é a cidade mais alemã do Sul catarinense e por aí vai. Tenho muito amigos com sobrenomes alemães, alunos e etc. Até mesmo eu pareço ter um leve, minúsculo resquício de sangue alemão. Todavia, lendo um pouco mais sobre a história contada nos livros sobre Forquilhinha não fica totalmente nítido esse grande destaque dada a etnia em questão. No que toca a formação do núcleo principal isso já se mostrou indubitável. Mas, como aprendi na faculdade de história, toda dúvida é bem vinda. E nesses anos de professor uma outra coisa aprendi: quando alguém diz que chegou primeiro, sempre teve um outro antes...Engraçado, pode ser, mas não menos questionável.

O fato é que cem anos se passaram. Imigrantes alemães ou descendentes deles aqui se estabeleceram. Junto a eles e, ao que tudo indica ao mesmo tempo, chegaram os italianos. Levas de poloneses, eslavos, letões e outros povos também se acomodaram por aqui. Mas não podemos esquecer de um fato muito importante: o brasileiro. Afinal, quem nomeu o lugar de Forquilhinha? Não seriam os caboclos que aqui viviam? Os "mestiços", descedentes de negros, portugueses e índios, ou seja, brasileiros aqui nascidos e criados há tanto tempo.

Não quero desmerecer povo algum, apenas atentar para esses fatos. A história é escrita por aqueles que detêm o poder para tanto e fazem-na ao seu modo. Por isso é sempre bom estarmos atentos, pois a história não é algo incólume, ela está sempre remodelando-se. Assim como minha querida cidade.

Nasci aqui, na verdade em Criciúma, pois aqui não há hospital. Falta um governante de peito para bancar a construção de um, mas um dia chegaremos lá. Dessa forma tenho sempre que dizer que sou natural de Criciúma, quando na verdade fui concebido, gestado e criado em Forquilhinha. E nesses 31 anos de vida eu a vi crescer, duplicar de tamanho e sinto muita falta da calma da minha infância.

Os tempos mudaram e nós é que temos que nos adaptar às mudanças!

Parabéns Forquilhinha de todos os povos pelos seus 100 anos de colonização! 

Abaixo algumas imagens do desfile histórico-cultural que reuniu mais de 1700 participantes e que cliquei (mais de 340 fotos). Alguma dessas imagens mostram cenas do passado.


O trabalho agrícola na brincadeira de criança

A tração animal

A ferraria dos velhos tempos

Um pouco da história no caminhão enfeitado

Documento de outra época

O "velho" ônibus...

Com mais um pouco da história

Década de 1960/50...não sei ao certo, fico devendo...

Carro da Coopera na década de 1970

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário