quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Por que os jovens não se gostam de Política?


E porque gostariam? Há algum motivo que lhes faça aproximar-se da Política? E isso acontece porque a visão que os jovens tem da Política é a mesma cristalizada pelo senso comum: uma coisa chata, torpe, vil, sinônimo de sujeira e falcatruas. E do jeito que a mídia tem moldado as mentes juvenis, inculcando-lhes valores cada vez mais individualistas e destituídos do caráter moral e ético tão necessário a nossa sociedade, o exercício da democracia e da cidadania tende a ser sufocado pelos de cima da pirâmide social brasileira. Aliás, para os que dominam é muito mais interessante manter nossos jovens alienados e distantes dos debates públicos. Pensar é um exercício de liberdade, e quem pensa questiona.
Recentemente uma aluna em sala de aula me disse que seu pai era contra o professor discutir política em sala de aula e ela concordava. E aí está o problema, as pessoas não querem discutir, querem apenas ser donas de sua opinião, mas como podem se julgar donas da opinião “Eu não gosto de política!”, se essa vontade é coletiva? Quando não conheço algo por completo eu procuro saber o máximo possível para poder emitir o meu parecer sobre. E é justamente a falta de conhecimento sobre o que é Política que faz nossos jovens se distanciarem tanto. A mídia, como um todo, corrobora com esse distanciamento, pois é feliz em mostrar apenas os pontos negativos da atuação Política. Porém, é preciso que nós professores lutemos para reverter essa situação.
Num outro debate em sala de aula, sobre educação e cidadania, a discussão transcorreu naturalmente para o tema Política, ao passo que uma aluna me inquiriu o porquê de estarmos desviando o rumo do debate. Esse foi o motivo desse pequenos texto: ela alterou-se porque odeia Política, que é algo chato na opinião dela, que é como religião, não se discute. Mesmo que eu tentasse discutir o assunto e mostrar a relação entre Política e Educação, o sinal da próxima aula me impediu. Restou-me aproveitar o calor do momento pata tecer essas linhas.
Enquanto atuação Política for entendida como algo chato, nosso povo continuará ignorante. Nós professores precisamos trazer o debate para as salas de aula e mostrar que Política, Democracia e Cidadania são atitudes diárias. Há diferenças entre o que é Política e o que é politicagem, assim como a Liberdade é diferente da libertinagem. Precisamos entender que a democracia e cidadania vão muito mais além do simples ato de votar. E que a Política é tão inerente ao viver humano quanto qualquer outro ato.
Prof. Wagner Fonseca, 05/10/10
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário