terça-feira, 6 de agosto de 2013

A incrível vontade de debater: as aulas de filosofia e sociologia...





É, no Ensino Médio, lá onde muitos gostariam que essas disciplinas não existissem, afinal, para que iremos querer jovens descobrindo que pensar e refletir sobre o mundo, a sociedade e sobre si mesmos e algo bom?

Ontem, plena segunda-feira de retorno das férias de julho já me deparei com um intenso debate em torno de questões como direitos políticos, cidadania e que tais. A conversa rolou intensa e a turma participou. Os ânimos se acirraram, demonstrando que nossos alunos querem sim ser ouvidos. Não só ouvidos, querem falar, querem se expressar! E por isso nós professores precisamos estar preparados para estes debates e discussões em sala de aula. Afinal, é o local ideal para crescemos em nossas opiniões e elevá-las para além de mero achismo sobre a realidade.

E assim se seguem nossas aulas. Espero que cada um possa participar cada vez mais. O fato de poderem dizer o que pensam, o fato de articularem seus pensamentos já demonstra o “perigo” que são para a nação. Cuidado! O futuro tem cara, voz e vez e cobra o seu espaço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário