sábado, 10 de novembro de 2012

Aula/Atividade - tema: Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais

Esta atividade é dirigida aos meus alunos do 2º ano do Ensino Médio da EEB. Luiz Tramontin, Santa Isabel, Forquilhinha.
Esta atividade deve ser feita em dupla e ser entregue até o prazo final do dia 22 de novembro (digitado ou feito a mão mesmo). No final vocês têm cinco questões a serem feitas. Aproveitem os links, pesquisem, assistam aos vídeos e caprichem nas respostas!

Valeu!

O que são direitos?


Para começo de conversa, precisamos recordar de nossas aulas em sala sobre a história dos direitos e da cidadania, de como esses conceitos se desenvolveram no decorrer do tempo. Precisamos lembrar também o que são direitos civis, direitos sociais e direitos políticos. Porém, como temos todo esse universo virtual para nos "divertimos", que tal aprender um pouco mais antes de irmos às tarefas?
Nesse site você encontra uma boa definição do que são os direitos. É só clicar aqui e seguir o link.

Abaixo uma vídeo aula da USP sobre a qualidade da democracia:


 

E agora, que tal vermos um pouco quais são nosso direitos e deveres?

Primeiro, devemos ter em mente que os direitos e deveres estão diretamente ligados ao tema da cidadania. "Cidadão é aquele que se identifica culturalmente como parte de um território, usufrui dos direitos e cumpre os deveres estabelecidos em lei. Ou seja, exercer a cidadania é ter consciência de suas obrigações e lutar para que o que é justo e correto seja colocado em prática". Para ler um pouco mais sobre seus direitos e deveres, você pode consultar o site do Portal Brasil neste link.

Nosso outro tema gira em torno dos movimentos sociais. Para Maria da Glória Gohn conceitua-se que “(…) movimentos sociais são ações coletivas de caráter sociopolítico, construídas por atores sociais pertencentes a diferentes classes e camadas sociais. Eles politizam suas demandas e criam um campo político de força social na sociedade civil. Você pode continuar a leitura sobre os movimentos socias no seguinte site.

Um bom vídeo que serve para entedermos um pouco os movimentos sociais e a luta pelos direitos é o documentário "Atrás da porta", que segue abaixo.




Você também pode assistir as outras partes do documentário no próprio youtube. Trata-se de uma experiência bem elucidativa. E para não passar em branco esta nossa atividade, nada melhor do que assistir uma vídeo montagem com a excelente música de Zé Geraldo, "Milho aos pombos":



A partir de nossas discussões em sala de aula e dos temas aqui estudados, vocês, meus alunos e alunas, podem resolver as questões a seguir:

1. Na abertura do documentário "Atrás da porta" aparece a seguinte frase: "a propriedade servirá sua função social", presente na constituição brasileira. Se a constituição é nossa lei maior, como o direito  à moradia é negado para milhares de famílias? O movimento dos sem-teto têm alguma  legitimidade? Responda as questões tendo por princípio a ideia de direito à propriedade e também direito à moradia (se quiser leia esse site e este outro que trazem uma interessante contribuição a ideia de função social da propriedade).

2. Analise a imagem abaixo tendo por base nossas discussões sobre cidadania, direitos e democracia. A partir dela, elabore uma charge sobre as questões estudadas.



3. Os movimentos sociais estão presentes em todos os lugares, inclusive em nossa região e Estado. Faça uma pesquisa sobre os principais movimentos sociais da atualidade em nosso estado e região e descreva como é sua atuação, como são vistos pela sociedade e quais resultados já obtiveram em suas lutas. (Uma dica importante é pesquisar junto aos sindicatos organizados, as Ong's e outras entidades. Você pode encontrar ativistas nas redes sociais como o facebook, por exemplo).

4. Se você se optasse por aderir a luta em um movimento social, qual seria a causa (ou causas) que mais lhe chamam a atenção? Você se engajaria no movimento? Porque, na sua opinião, as pessoas preferem "dar milho aos pombos" do que lutar pelos seus direitos?

5. Um movimento recente e muito importante foi a greve dos professores da rede pública estadual catarinense do ano passado, 2011. Entreviste um professor ou professora da sua escola que teve participação no movimento e questione-lhe sobre as dificuldades da greve. Elabore questões que tenham relação com nosso objeto de estudo - direitos, cidadania e movimentos sociais - e elabore uma redação a apartir de sua entrevista.
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