
Assistir ao filme “O óleo de Lorenzo” (Lorenzo’s oil, 1992) é uma fascinante viagem ao mundo da pesquisa. O trajeto emocionante nos é ensinado pelo pai de Lorenzo Odone (Peter Ustinov), o senhor Odone, interpretado pelo ator Nick Nolte, que, juntamente com sua esposa, interpretada por Susan Sarandon, travam uma luta incansável na busca da cura do seu filho. O pequeno Lorenzo fora vítima de uma rara doença genética que afeta diretamente o cérebro, a adrenoleucodistrofia (ALD), causada pelo acumulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa principalmente nas células do cérebro. Evidente que tal descrição torna-se incompatível com o conhecimento leigo em medicina e isso é marcante no filme que narra uma história real. E porque? Porque os pais de Lorenzo decidem procurar uma cura por conta própria. Aos quarenta minutos o senhor Odone dirige-se a sua esposa com a seguinte fala: “Deveríamos tratar a doença de Lorenzo como se fosse outro país”, ou seja, tentar conhecer, entender, compreender o mal que se abatera sobre seu filho. A partir daí começa uma busca incansável do casal por tentar entender a ALD, como autênticos cientistas na busca do conhecimento tão estimado.
(A imagem ao lado é da família Odone real)
O filme tem um fundo científico fantástico, embora seja baseado no amor de um pai e uma mãe por seu filho. Ponderamos sobre nossa capacidade para enfrentar o desconhecido tentando conhece-lo e esbarramos em desafios amiúdes se comparados aos enfrentados pelo senhor Odone. Todo o trabalho e dificuldade por que passaram os Odone teve resultado esperados de quem se supera na busca pelo conhecimento. Assim como um detetive que junta peças para montar o seu cenário, os Odone foram concentrando os seus esforços nas causas da doença e como estanca-la do seu filho. A decisão de ler, sair e se informar, de tomar a responsabilidade pelo entendimento deve ser comparada ao papel do pesquisador, como um historiador. Ler os fatos, juntar os fatos, contradize-los, compara-los, digeri-los, enfim, usar de todas as estratégias para poder compreender o passado ou a representação que se tem dele. Como olhar uma paisagem e tentar abstrair cada elemento que a compõe. A comparação pelo senhor Odone da ALD com uma pia é sensacional, contudo, é superada quando sua esposa descobre “ao acaso”, como ela mesma diz, um estudo sobre os ácidos graxos que tanto importunam o seu filho. É claro que não foi por acaso que ela descobriu o tal estudo. Quando se pesquisa a fundo, a sério, qualquer assunto que seja o mais provável é que encontremos as respostas que procuramos ou algum caminho que nos leve a elas.
Infelizmente, Lorenzo Odone faleceu em 30 de maio de 2008, um dia após completar 30 anos devido a uma forte broncopneumonia ocasionada ao acumulo de alimentos nos pulmões.
O Óleo de Lorenzo
titulo original: (Lorenzo's Oil)
lançamento: 1992 (EUA)
direção: George Miller
atores: Susan Sarandon , Nick Nolte , Peter Ustinov , Kathleen Wilhoite , Gerry Bamman
duração: 135 min
gênero: Drama
status: arquivado

Nenhum comentário:
Postar um comentário