terça-feira, 11 de maio de 2010

Bom dia? Oras bolas!

Eu sempre me espanto com a capacidade dos meus alunos e de minha alunas. O texto abaixo é de autoria da Danieli e da Ana Caroline, do segundo ano do Ensino Médio, na comuniadede Sanga do Engenho, em Forquilhinha, SC, onde moro.


Uma atitude filosófica ao começar o dia e a leve diferença entre achar e pensar


De manhã, acordamos, lavamos o rosto, tomamos café, depois uns vão trabalhar, outros vão estudar (é o nosso caso!). Ao depararmos com um parente amigo, conhecido ou até alguém que não conhecemos nossa primeira atitude logo ao vê-lo pela manhã é dizer: “Bom dia”. Mas o que significa esse ‘Bom dia’, o que é? Será que imaginamos todas as etapas desse dia dessa pessoa? Imaginamos um dia melhor para ela? Como é? É um ‘Bom dia’ sincero de coração? Por que, oras? Será que desejo mesmo que ela tenha um ‘Bom dia’? Ou será apenas um costume para cortar o silêncio? Porque, por quê? Adiantaria o meu pequeno e singelo ‘Bom dia’?

Bem, querendo ou não, o tal do “bom dia” é costume de muitos e às vezes é dito só por educação mesmo. Mas o que vale é o que vem do coração, e se você deseja de lá de dentro mesmo, a positividade contagia e pode ter certeza que será realmente um “Bom dia”!

Portanto, quando “eu acho”, estou expondo as minhas vontades, minhas idéias e a minha opinião. É o que eu acho, mas não significa que está correto, pois são as minhas conclusões. Outros podem ver de outra forma, mas o que eu acho é só o que eu acho, são meus valores que vem de mim, são conclusões que tiro.

Agora, se “eu penso”, é uma reflexão minha. O que eu penso ou deixo de pensar os outros não precisam saber. O que eu penso, muitas vezes só eu entendo, é algo só meu, eu discuto comigo mesma e ninguém tem nada a ver, e então, fica só pra mim. O pensamento vem lá do inconsciente, do consciente, muitas vezes, passa e não concluímos nada.


P.S: Nada não existe, não é mesmo? Portanto sempre concluiremos alguma coisa, por menor que seja. Infelizmente o texto não ficou perfeito... acredito que a perfeição não exista. Mas isso é só o que eu acho...


Não ficou perfeito? E perfeição existe? Se todos meus alunos pudessem argumentar assim, seria uma maravilha!!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário