quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que é ser um professor ACT?





Grupo de alunos de 2010
ACT: Admitido em Caráter Temporário. O professor eternamente temporário em sala de aula. Estou nesta empreitada há dez anos juntamente com inúmeros colegas e amigos. A cada ano uma nova disputa, uma nova prova (desde 2009) e infinitos desassossegos. Na verdade, muitas decepções...

Alguns colegas estão nesta empreitada há mais tempo que eu, doze, quinze, dezessete anos. Outros se efetivaram rapidamente, após uns cinco anos “apenas”. Muitos colegas professores passam um ano em uma escola e outro ano em outra escola, conhecendo assim toda a região. Uns poucos, como eu, têm a sorte de ficar numa mesma escola por anos. No meu caso, fiquei sete anos na mesma escola, um pouco de sorte, é verdade, mas mérito próprio também. Uns conseguiram vagas por “baixo dos panos”, mas foram denunciados. Culpados? Quem não erra? A perfeição está longe de nós, muito distante. 

Ser professor ACT é, muitas vezes, reconstruir-se diariamente. Hoje você está nesta escola, amanhã estará na outra, ou em nenhuma. Não há estabilidade para nós professores ACT’s. A qualquer momento podemos perder nossa vaga e salário. Iniciar um projeto este ano? Como, se não sei nem se poderei dar continuidade? E os alunos? Sempre nos comparando, e com a devida razão. Cada professor e professora são diferentes, seja no seu jeito de ser, seja no seu modo de lecionar ou mesmo no arcabouço teórico que carrega consigo. 

Como ACT’s criamos milhares de laços em cada ano, porém, nem todos esses laços se mantêm, o que é algo normal também. Muitos de nós desenvolvemos novas metodologias, novas avaliações, novas percepções sobre si mesmo e sobre os outros, principalmente sobre os alunos e os colegas professores efetivos. Aliás, ser ACT exige de cada um de nós um compromisso muito maior do que aquilo que nos é ensinado na academia. A teoria pode ser boa, forte, mas é na prática que nos constituímos enquanto sujeitos de uma realidade nada estática. 

Sinceramente? Ouço muitos colegas dizerem que adoram ser ACT’s e, não nego, também o digo. Não paramos no tempo, não podemos parar. Não podemos nos permitir sermos professores medíocres ou insuficientes perante nossos alunos. Eles recordarão de nós, de nossas falas, de nossos gestos. Precisamos nos policiar sempre, pois, por mais que sejamos os melhores professores em suas vidas, com certeza uma marca ruim pode ficar mais tempo em suas memórias. Não estamos em sala de aula para agradar ninguém, entretanto, devemos ser sempre melhores que no dia anterior. 

Como professor ACT aprendi a rever meus conceitos diariamente. Sei que muitos colegas não se identificam mais com a profissão, ACT’s e efetivos. A estes digo-lhes, com toda sinceridade, ou procurem ajuda, ou procurem outra profissão. Não há outra saída. Ser professor é algo que não nos tornará ricos e por isso mesmo nos propusemos a ser professores: porque a riqueza não nos atrai. Se assim o fosse, teríamos cursado outra faculdade, e não licenciatura. Nossa profissão é uma batalha diária, inglória na maioria das vezes, todavia os bons momentos suplantam qualquer decepção. O que não quer dizer que devemos nos rebaixar ou deixar de lutar por nossos direitos e uma educação de qualidade para todos os envolvidos no processo.

Eu já quis desistir algumas vezes, hoje não quero mais. Sei que onde estou é o lugar em que posso fazer a diferença. Há pessoas em todos os lugares lutando por um mundo melhor e ajudando as outras pessoas. É isso que nós fazemos em sala de aula: lutar por um futuro digno de verdade. Erramos? Sim! E muitas vezes erramos conscientemente. Somos seres humanos, passíveis de qualquer erro, ou de qualquer virtude. Somos professores. Um dia, no passado, não existimos. Um dia no futuro, ainda precisarão de nós.

Wagner Fonseca, 01 de agosto de 2013.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Que belo texto professor Wagner! Estava em busca de sanar algumas dúvidas quanto ao cargo de ACT em Santa Catarina. Teu relato abriu-me maiores incertezas, mas encheu-me com tua paixão. O parabenizo por acreditar num melhor porvir!

    ~Luminus
    http://luminusoctavius.blogspot.com

    ResponderExcluir