quinta-feira, 4 de junho de 2009

PT quer que Lula rejeite lei que regulariza propriedades na Amazônia

Projeto aprovado pelo Senado atenuou artigos do texto original

O PT pediu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta, dia 4, para vetar uma polêmica lei aprovada no Senado que determina a regularização da propriedade de terras ocupadas na Amazônia desde 2004.

O texto foi aprovado pelo Senado por forte pressão da bancada rural, e modifica um projeto de lei apresentado pelo governo. A proposta original tinha como objetivo regularizar a propriedade das terras amazônicas com extensões de até 1,5 mil hectares e que fossem ocupadas desde antes de 2004.

O projeto também incluía compromissos para quem recebesse títulos de posse, entre eles a obrigação de recuperar áreas já desflorestadas e restrições a novos cortes de árvores, que foram suavizados pelos congressistas da bancada rural.

O governo prevê um prazo de 10 anos para a regularização, com a intenção de comprovar que as normas eram cumpridas, mas o texto aprovado reduziu o período a somente três anos.

As mudanças introduzidas no projeto acrescentam a possibilidade de as terras poderem ser vendidas assim que a propriedade tiver sido regularizada, o que, no projeto original, também só contemplava em um prazo de 10 anos.

Para o PT, o presidente deveria vetar a lei e devolvê-la ao Congresso para que prossiga a discussão e a proposta original seja respeitada. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, já tinha alertado para que se a lei fosse aprovada com as remodelações da bancada rural, a Amazônia ficaria exposta a um "desastre ambiental".

Segundo Minc, a promulgação desse texto pode inclusive significar "o fim" do chamado Fundo Amazônia, pelo qual o Brasil busca captar doações de outros países para investir na proteção da floresta.

FONTE:
http://www.clicrbs.com.br/canalrural/jsp/default.jsp?uf=2&local=&action=noticias&id=2534459&section= Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário