sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eleições 2010

Quero a partir de hoje dedicar algumas de minhas palavras às eleições desse ano. Sei que muitos estão a fazê-lo, mas meu comentário pode ser mais um motivo para refletir sobre tudo que é dito ou não.

E-mails: por que não crer neles?

Simples né: até ano passado eu nem conhecia a tal Dilma, de repente fico sabendo que é ministra e tal, e olha como eu estava informado hein. O que tenho contra ela? Nada, afinal pouco a conheço. Bom, sei que ela estava junto com o pessoal que uma vez sequestrou um avião com um diplomata norteamericano para trocá-lo por seus amigos na cadeia. Época da ditadura militar, a Dilma era jovem. Já gostei por causa disso: armada, sequestrando avião com diplomata yankee. Corajosa para fazer isso frente ao poder anti-democrático daquele momento. Todavia, hoje é apenas um política que segue as regras do jogo. Isso quer dizer que não é preciso os reacionários de sempre temê-la: o PT hoje é igual ao PSDB. E viva o neo-liberalismo! Neo o cacete, é a mesma coisa de sempre...

Sr. Serra: me desculpe, mas não voto no PSDB. Teu amigo tucano já privatizou demais nosso país. E não voto em partido de direita.

Dona Marina Silva: tua história pessoal de vida me comoveu, gostei, embora sejas evangélica. E porquê desse meu preconceito? Sabe, minha irmã também é evangélica e tenho muitos amigos evangélicos. Bom, se não fores intolerante como muitos são, porque dá nos nervos ver aquela mulheres de saias compridas criticando meu cabelo comprido. E, infelizmente, o Brasil ainda é muito católico para aceitar uma evangélica no poder. Mas tens meu apoio, embora ainda não saiba se votarei em ti.

Eymael: tenho que pesquisar mais.

Plínio de Arruda Sampaio: do Psol né? Ouvi coisas, li coisas, todas escritas por pessoas representantes das classes abastadas. Bom, não acredito em rico, sou estudado. rsrs. Tenho que pesquisar mais sobre o senhor.

Zé Maria: já votei em ti outras vezes véio. Vamos ver esse ano. Só uma coisa: não sou comunista nem marxista. Estou mais para o anarquismo.

Acho que esqueci o cara do PCO.

Bom. Pesquiso mais, escrevo após.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Boa Wagner, parabéns pelo Blog.

    Eleições né? Desta vez tive um pouco mais de trabalho, por obrigação fui tirar a 2ª via do meu titulo na semana passada (votava sempre com a identidade faz uns 12 anos). Fora isso, tudo normal, igualzinho as anteriores, inclusive as duvidas.

    Na verdade, esta um pouco diferente, antes sabíamos definir com bastante clareza o que era Direita e Esquerda no Brasil. Em tempos modernos como os atuais, vemos o PSDB se travestir de esquerda pro liberal, enquanto o PT ataca de Liberalismo esquerdista. São novas mascaras que agora estampam novas facetas, pinturas novas para farsas velhas e desbotadas.

    Como sempre faço em toda eleição, tento votar naquele menos prejudicial ao País, usando de ferramentas cognitivas tento fazer uma escolha racional, cientifica e até antropológica, na melhor semelhança de um “chute de costas no escuro”. E quando parece que acertei, me considero muito sortudo.

    Participar do jogo democrático no Brasil é um exercício de frustração recorrente. Os discursos são parecidos, mas não por que os problemas são os mesmos – são tantos -, mas sim pela conveniência da simplificação do entendimento. Essa é a grande ironia, pois a simplicidade do discurso esconde a complexidade dos interesses e mecanismos por trás das campanhas. Acharia mais prudente se cada candidato vestisse roupas com os logos das empresas e entidades que os financiam, assim como os macacões dos pilotos de Formula 1.
    Poderíamos desta forma, pelo menos, saber a quem cobrar ou boicotar!

    Enquanto o capital for o eixo principal das necessidades e interesses dos candidatos, o povo em geral estará sempre destinado a ocupar as ultimas filas dos benefícios e realizações, embora seja ele, por cruel ironia, o primeiro culpado de tal sina.

    Cláudio.

    ResponderExcluir