quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O que é ser livre?

Mais um texto de uma aluna do Terceirão... apostar no potencial de nosso alunos é obrigação de cada professor! São nesses momentos que me orgulho cada vez mais de minha profissão! 

O que é ser livre?

Ser livre não é ter o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem.

O homem pode até ter nascido livre, mas com a civilização, em todos os lugares ele está acorrentado. A dita liberdade só existe quando o individuo consegue livrar-se totalmente das restrições que a sociedade lhe impõe.

A realidade é que, por mais que se fale em liberdade, os homens não são livres. Pior, são ingênuos. Acreditam que a liberdade se limita em andar pelado, falar o que quer, ir onde quiser sem ter hora para voltar e sem ter que dar satisfação a alguém, poder expressar sentimentos, viver e agir da forma que querem. Mas no mundo em que vivemos a “liberdade é uma palavra que o ser humano alimenta, que não há ninguém que a explique e que não entenda”, como dizia Cecília Meirelles.

O mundo que nos cerca nos mostra que liberdade é uma coisa subjetiva, assim como um sonho. Um sonho é fora da realidade, da mesma forma a tal de liberdade.

Muitas pessoas se acham livres quando votam para escolher um representante, pois tem direito de escolha. No entanto ela não é livre, pois as opções de votos se restringem e ainda somos obrigados a votar mesmo que seja em nenhum dos candidatos. Então, como ter liberdade de escolha se somos obrigados a escolher?

Eu poderia quebrar o meu quarto agora, mais isso não quer dizer que eu seja livre, pois em seguida as pessoas que convivem comigo irão me reprimir pela minha atitude. O que estou tentando dizer é que podemos agir como acharmos melhor e as consequências surgirão, e isso nos mostra que não somos livres, pois quando não há alguém que nos recrimine, nossa própria mente se encarrega disso, por causa da nossa moral e das raízes da nossa conduta. E não somos livres porque somos escravos de nós mesmos!

O ser humano se limita na ideia de que é livre, mas este é regido por leis que o dominam e que formam seu modo de agir.

Ser totalmente livre é impossível, pois ninguém consegue viver sem limites. E liberdade não combina com limites.

Portanto, com essa sociedade consumista, reguladora, manipuladora, controladora e com pessoas com opiniões fracas, que aceitam tudo e obedecem a estes limites, a total liberdade esta cada vez mais longe e mais fictícia.

Denise Savi – 3° ano do Ensino Médio, EEB. Ângelo Izé, Sanga do Engenho, Forquilhinha, SC
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Concordo com sua aluna.
    Eu já postei sobre isso em meu blog, em um dos primeiros posts aliás.
    Eu acredito que liberdade não é 'poder fazer' 987432198531 coisas , eu acredito que é exatamente o contrário. Acredito que é poder fazer essas 987463219854132 coisas, mas poder escolher não fazer nenhuma delas.

    ResponderExcluir