quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Inveja, mágoa, qualquer coisa...







Eu viajando numas nóias aqui...deu nisso:
Há pessoas que invejam os outros, mas não são más. Nem sempre há maldade na inveja. Eu já senti inveja de meus amigos, aquela inveja sadia que não engorda os olhos, mas que engrandece nosso espírito. Vocês sabem de que inveja estou falando, não sabem?

É aquela inveja que a gente aponta o dedo pro amigo quando está falando com outra pessoa e diz: “Aquele cara é meu amigo!” 


Há anos vejo ex-alunos dirigindo carros melhores que o meu (e faz um ano só que comprei meu primeiro carro, e é usado). Eles passam por mim, buzinam, acenam, ofereciam carona. Eu sempre fiquei feliz por cada um deles. Hoje passam mulheres por mim, vêm e me apresentam seus filhos e maridos e eu mal recordo que um dia foram aquelas menininhas, minhas alunas. Elas cresceram, casaram, têm filhos e um bom emprego. Dá uma inveja sadia. Bem, isto não é inveja. Não há espaço para inveja em nossos corações quando o preenchemos com outros sentimentos melhores.

Quantas vezes somos reprovados pelas pessoas pelo simples fatos de sermos quem somos? Nós, professores, em sala de aula, quantas vezes somos cobrados pelos alunos por sermos como somos e não sermos do jeito que eles desejam? Aliás, no nosso caso, nós nunca temos razão, o professor e a professora não podem ter razão. Você explica e ninguém entende? Você é incompetente. Você explica novamente e ninguém entende novamente? Você usa um vocabulário difícil. Ah, qual é, querem que eu me expresse com gírias de funk? Você cobra, você é ruim. Você não cobra, você é um bobo. Se te questionam e você responde, você é um grosso. E ainda há quem, por invejar nosso posto, derrame toda sua incapacidade em cima de nós.


Às vezes eu me questiono isso. O aluno, a aluna, nunca se manifesta em sala de aula. Porém, em outros lugares destila toda sua animosidade sobre nós para terceiros. E temos que aguentar isto...É brincadeira...Ou mais uma forma de inveja. Sei lá, vai ver a pessoa sente inveja porque o professor sabe e ela não consegue entender. Isso cansa. Por mais que façamos esforço, não conseguimos atingir a todos e é assim que funciona, cada qual no seu ritmo. Não sei porque é tão difícil aos adolescentes entenderem isso.
Fiquei brabo também. Misturei os assuntos e nem vou concluir meu pensamento...rsrsrsrsr
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário