sexta-feira, 15 de abril de 2016

La fiesta del 'impítima'!


 


E vai rolar a festa, dizem, da democracia, o que é difícil saber. Certo é que festa haverá. Embora saibamos que motivo não há. Afinal, porque comemorar a simples troca de peças no jogo que não permite o povo jogar, quiçá ganhar?

Suspiro...

Bem, a festa haverá, com toda certeza, faz parte do habitus brasileiro festejar sua própria tristeza, sua miserável desgraça. Ao fim, todos sabem, o tabuleiro continuará incólume e as peças continuarão a jogar. Engana-se, contudo, que o rei e a rainha mandam alguma coisa. Os verdadeiros mandantes articulam as peças, as regras, o tabuleiro e entre si decidem como funcionará o campeonato, sempre renovado.

 No fim de cada disputa uma festa maior e as peças já não conseguem mais enxergar com seus olhos de marionetes.

Suspiro... E festa haverá...

Bandeiras empunhadas, balões faceiros, patinhos fofinhos, folclóricos seres listrados e convicções à flor da pele. Haverá lágrimas nos cidadãos de bem e capas de revistas mirando o futuro da nação! Um otimismo comum brilhará nos corações mais ingênuos e suas prestações serão pagas com mais alívio. Afinal, o monstro maior foi afastado, agora lutaremos contra outros, dirão alguns editoriais bem intencionados...

Mudará o jogo, mudarão as regras e as peças, mas não mudarão os competidores, os donos das rédeas.

Alguns dirão: “Decepamos a cabeça da cobra!” É, porém, não se trata de uma pobre sucuri. A cobra é mais antiga e se apoia em mitos muito bem arquitetados para garantir um mundo que não seja transformado. É uma hidra que se enrosca por toda a sociedade e, no lugar da cabeça decepada, outras cabeças surgirão para nos amedrontar. Bem, o mais certo é tratar como um ninho de hidras e infinitas cabeças...

De toda forma, o mais certo é afirmar: a festa haverá. Pegue sua coxinha e sua coca, pegue mais outra e guarde no bolso e cuido seu bolso para não sujar. Envolva a coxinha no branco guardanapo, pois o bolos é lugar puro, jamais antro de sacrilégios lipidinosos!

De posse de seu estomago bem alimentado, pegue seu celular de última geração e faça aquela selfie que será recordada daqui um ano.

A festa haverá, essa é a certeza, só não sabemos em qual salão será.

A festa haverá, essa é a certeza, mesmo que não saibamos quem ficará bailando mais tempo.


Humm... É só imaginar: você não comanda o jogo, mas insiste em comemorar...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário