quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O suposto atraso das escolas públicas brasileiras...



Certo dia na faculdade conversávamos sobre as salas de aula. Bem, no meu curso somos todos professores, sala de aula é nosso alimento. Um de meus colegas falou sobre as salas de aula estarem enterradas no tempo, que a escola não evoluiu e por aí vai. Eu fiquei pensando sobre isso e no final dei meu veredicto.

Não vejo escolas enterradas no tempo, nem mesmo escolas ultrapassadas. Vejo escolas deterioradas, isso é verdade. E reformas são compromissos dos governos, municipais, estaduais e federais, não compromissos de pais preocupados, pois estes já pagam muitos impostos. Aliás, pagar para estudar deveria ser considerado crime! Digo, já pagamos todos os dias em cada produto que consumimos o suficiente para que tivéssemos uma educação de qualidade. E mesmo assim ainda há quem defenda a educação privada. Tudo bem, para que serve o Estado, não é? Deixemos as corporações tomarem conta de tudo...

Mas esse ainda não é o ponto. Alguns colegas professores me questionam porque não faço algum concurso público, polícia, INSS, ou coisa assim. Justifico facilmente dizendo-lhes que estudei para ser professor, não para ficar atrás de um balcão ou outra coisa atendendo pessoas. O que posso mudar em suas vidas? Eu acredito na educação, não por ser sonhador, mas por ter ideais e por querer um futuro melhor para todos, pois isso inclui a minha pessoa e minha família, pessoas que amo. É por isso que continuo na educação.

Eu poderia me esforçar um pouco mais e ser um professor universitário, quem sabe um dia eu chegue lá, desde que eu trabalhe por prazer e não por pressão. Conhecimento sem humildade é como uma vela apagada, de nada serve. E as pessoas que mais precisam estão mais abaixo da faculdade e ajuda-las a chegar lá é muito emocionante e mais prazeroso. Ali, no ensino fundamental e médio é onde vejo que mais precisam de mim. E já vi “mestres” e doutores na faculdade que mal conseguem encarar uma turma de quinta série. Por isso questiono o seu real valor enquanto verdadeiros “mestres”.

Porém, me desvirtuei um pouco do tópico original, que era sobre o mal entendido de escolas atrasadas. Não creio muito que a culpa seja da escola, ou melhor, que escola esse termo sugere? A escola é feita pelas pessoas que estão nelas e essas, ah, essas sim estão atrasadas, muito atrasadas. Quer dizer, não estão atrasadas com os assuntos recorrentes na televisão. Chegar numa sala de professores e o assunto mais interessante ser novela ou bigbrother mostra o nível que chegamos. Obvio está que, quando eu questiono esse tipo de comportamento sou julgado por meus semelhantes com muito desdém e também sou humilhado. Dizem que sou novo, revolucionário, etc. É triste saber que seus colegas de profissão odeiam o serviço que fazem, só podem odiar, não outra explicação. Não sinto o menor prazer em reprovar um aluno, seja ele o que for ou faça o que tiver feito para merecer tal. Simplesmente não gosto de julgar um aluno, mas é isso que fazemos.

Uns dizem que estar a par das novelas e notícias é estar se atualizando. Eu tenho que rir com isso. Professores que não sabem nem usar uma sala de informática, só sabem usar internet para orkut, msn e outras coisinhas apenas. Ah, já ia esquecendo-me: uma sala de informática quer dizer que a escola não é mais atrasada? Não!!! Atualizar-se vai além disso! Há professores que em sala de aula agem como há dez, quinze anos atrás! E é isso que eu entendo por “escola atrasada”: docentes que desistiram de estudar, de pesquisar, de ser algo mais para seus alunos! Estou cansado de ver esses profissionais desistindo de educação, pois é exatamente isso que estão fazendo, desistindo da sua capacidade de inovar! Por isso nossas escolas estão atrasadas. E enquanto o corpo docente se jogar nas almofadas, nossa educação continuará a mesma coisa que é: uma ótima promessa para qualquer governo se eleger...

Wagner Fonseca, 04 de janeiro de 2011 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. resumindo ninguém da o verdadeiro valor aos professores...e as escolas publicas estão abandonadas....e complicado...

    ResponderExcluir
  2. Da para escrever uma cartilha para uns certos conhecidos meus?
    Gente que entra em sala e nem um boa noite da. Que tem prazer em reprovar para "nivelar" as turmas por cima. Porque por algum motivo, na cabeça do cidadão, é isso que faz dele um ótimo professor, não saber ensinar.

    ResponderExcluir
  3. sempre a mesma coisa...vamos melhorar a educação...mas no fim e tudo sem educação...falando isso...

    ResponderExcluir
  4. Caro Wagner,

    Concordo plenamente com tudo que você escreveu em seu excelente blog. A educação no Brasil vai mal e não é de hoje. O problema, a meu ver, tem três culpados:

    a)o governo que não melhora a forma de investir as verbas destinadas à educação, já que o importante não é aumentar a quantidade de dinheiro enviada à estados e municípios, mas sua forma de ser utilizada, além de valorizar mais o profissional da educação;

    b)alguns professores que não se empenham em desenvolver um trabalho benfeito e que traga resultados. Muitos reclamam dos salários que recebem, no entanto, não merecem nem o que ganham;

    c)certos alunos que não querem nada da vida. Estão acomodados a uma vida marcada pela ignorância, sem perspectivas de melhora. Traduzindo: querem uma vida medíocre e sabem o caminho que estão traçando. Não são ingênuos como muitos desavisados pensam.

    Esse é o meu ponto de vista.

    Mas mudando de assunto, gostei do blog e passarei a lê-lo com frequência. Os temas abordados aqui me agradam. Gosto de história e sociologia, matérias que julgo essenciais para quem quer ser um vitorioso no mundo atual.

    ResponderExcluir
  5. Sweet Sugar...
    se procurares no blog verás outros posts sobre a educaçãoe o que penso dela...Sabe, já há algum tempo venho observando meus colegas professores e tenho cada vez mais em enraivecido com suas posturas totalmente conformistas!

    Andrew...
    os três pontos que expusesse convergem diretamente na baixa qualidade da nossa educação...

    Obrigado pelos comentários pessoal!

    ResponderExcluir
  6. ... Gostei do texto

    Sou universitária... Faço GEOGRAFIA
    E estou tendo que me decidir entre licenciatura e bacharelado

    Cada vez mais, sinceramente, acho que é na educação que vou conseguir fazer algo por alguém....

    ahhh
    as dúvidas me rondeiam

    Quando vejo a educação do jeito que está as dúvidas não cessam
    ou vou com tudo ensinar...e para isso vou enfrentar essa luta...
    ou vou acabar sendo mais uma...

    ResponderExcluir