segunda-feira, 30 de abril de 2012

Greve, hora de negociar...até quando?...



É, sábado à noite estava lendo o blog do Moacir Pereira e me deparei com seu post sobre a nossa greve dos professores catarinenses. Novamente...
Confesso, estou sem forças para lutar e provavelmente não irei mesmo. Porém, atrapalhar jamais! Posso não lutar como ano passado, mas calado não ficarei.

Bem, quanto ao post do Moacir, resolvi colocar aqui certas partes.

"O impasse continua o mesmo: pagamento do piso salarial definido em lei federal. O governo diz que paga o piso, que é vencimento básico, o que é real. Os professores sustentam que a lei prevê o pagamento do piso na carreira. Como as duas partes não chegaram a um acordo, o que deveria ter feito o Sinte, lá em fevereiro? Entrar com ação na Justiça para fazer prevalecer seu entendimento de que o reajuste de 22% é sobre toda a carreira."

O que é real? Que o governo paga o piso? Ou que é vencimento básico? Bem, piso é vencimento básico, isso é fato. Agora, alardear isso se dizer o resto, de que adianta? Não é mais fácil dizer que o governo não cumpre a lei do piso, simples assim? Parece jogo de palavras. Quem lê pode entender errado e o povo facilmente entenderia assim: GOVERNO COLOMBO NÃO CUMPRE A LEI DO PISO!
Agora, o Sinte entrar na justiça? E quanto mais teremos que esperar?

"Fazem campanha desde julho de 2011 contra os deputados da situação e até hoje desfilam com camisetas e distribuem panfletos chamando os deputados de “inimigos da educação”. A Assembleia, que teve papel importantena greve de 2011, ficou fora na atual paralisação. Os professores só contam hoje com a oposição, que é minoritária."

E como poderia ser diferente? Tínhamos um plano de carreira antes de 13 de julho passado, uma leve garantia profissional que estimulava o nosso aperfeiçoamento constante enquanto educadores comprometidos com a educação. Nossa greve de 2011 foi destruída por Colombo e companhia e a Alesc só "esteve ao nosso lado" até o momento que lhes foi interessante. Acabaram com uma conquista histórica do magistério catarinense, nosso plano de carreira. O que poderíamos fazer? Além disso, desde quando os deputados catarinenses se preocupam com a educação? SE FOSSEM TÃO PREOCUPADOS COLOCARIAM SEUS FILHOS E NETOS EM ESCOLAS PÚBLICAS....

"Raimundo Colombo procurou consolidar no governo a imagem de um político sereno e conciliador. Em nome desse perfil e pelo bem da educação não estaria na hora de autorizar a reabertura de negociações, em gesto politico para tentar acabar com a greve?" 

Bem, podemos discutir isso, muito... mas se você quiser ler na íntegra o post do Moacir, aqui vai o link: aqui

Não quero aqui discutir a pessoa do Sr. Moacir Pereira. Para isso há muito comentários lá, inclusive o excelente da professora Andresa Cordova de Farias da Regional de Lages.

Eu como professor me sinto extenuado. Qual caminho seguir? Não sei mais.... Roubaram minha estrutura...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Gostaria de entender o seguinte: se o piso é uma definição federal, os estados e municípios podem descumprir e ficar por isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo...

      de duas uma:

      terrorismo aberto ou intervenção federal....

      o que fazer?

      Excluir
  2. PARA EVITAR QUE A MASSA VIRE POVO, E SE REVOLTE COM AS CORRUPÇÕES, QUAL A MELHOR SAÍDA??? EMPERRAR A EDUCAÇÃO. E COMO ELES FAZEM ISSO???? NÃO DANDO CONDIÇÕES DO EDUCADOR SER UM PROFISSIONAL MELHOR E MASSIFICANDO OS JOVENS COM CULTURA INÚTIL. O RESULTADO DISSO SÃO PESSOA QUE SÓ PENSAM EM CONSUMIR E GANHAR DINHEIRO COM CARGOS INFERIORES, ENQUANTO OS FILHOS DOS RICOS E DOS PLÍTICOS VÃO CONTINUAR SUBSTITUINDO OS PAIS E MANTENDO-SE SEMPRE NO TOPO DA SOCIEDADE. FOI-SE A ÉPOCA EM QUE POBRE SUBIA DE VIDA COM ESFORÇO PRÓPRIO.

    DEPOIS PASSA LÁ:
    http://thebigdogtales.blogspot.com.br/2012/05/convocacao-do-lobisomem-parte-01.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...tem um video do felipe neto sobre politica no youtube que justamente sobre isso daí...

      são coisas que vem nos sendo avisadas há anos, mas são distorcidas e as pessoas que entram na politica ou são cooptadas ou acabam desistindo de tanto tentar e não chegar a lugar algum...

      é algo que devemos pensar mais profundamente....

      Excluir