quinta-feira, 2 de abril de 2015

S.O.S. PROFESSOR! S.O.S. PROFESSORA!



Recentemente no nosso movimento da categoria de professores da Santa Catarina me chamou muito a atenção uma bandeira inscrita: “SOS EDUCAÇÃO”. Pensei muito sobre e conclui que a bandeira está errada. O “SOS” não é pela educação, é pelo professor, é pela professora...

Me enche de raiva o coração, porque de tristeza não dá mais. Aliás, eu não sei ao certo qual sentimento ruim se apossa do meu ser quando assisto nosso secretário da educação falando na tevê. Muito menos quando ouço a própria tevê. Não, não ela, mas um comentarista que cedo nos brinda com pérolas sobre o magistério catarinense. Faltam-lhe informações, creio eu, ou no mínimo boa vontade (seria má fé?). Como, exemplo do que fora dito uns dias atrás: “um professor é contratado por 40 horas e trabalha 10”; “como pode um professor trabalhar por um período e ganhar por outro?”; “um professor trabalha mais do que aquilo pelo que foi contratado”. Estranho não? É, confunde a todos. Porém, o pior de tudo é o fato de sempre baterem na mesma tecla: “quem perde com tudo isso é o aluno, que é o elo mais frágil...” E o professor e a professora, é ainda algum elo?

É por isso que digo, quem pede “SOS” não é a educação, somos nós, professores e professoras. É, nós que trabalhamos doentes, afinal, um ACT não pode pegar atestado com mais de um dia. Nós que distribuímos o livro didático para os alunos rodopiarem no dedo, jogarem no chão, perderem ou nem sequer levar para casa. Ou levam e nunca mais tocam nele.

Há professores ruins? Ah, para com isso! Profissionais ruins há em qualquer profissão. Há alunos ruins? Claro que há, quem seria louco de dizer que todos são bons? Entretanto, há muitos e muitos bons alunos e alunas. Quando cheguei à escola ontem vários alunos e várias alunas vieram me perguntar como eu estava, se estava tudo bem (sofri um pequeno acidente semana passada). Essa atenção e carinho não tem preço e nenhum governo consegue mensurar o quanto isso é importante e precioso! Agora, um governo que diz que vai melhorar a vida do professor ACT, por exemplo, economizando 40 milhões mensais do FUNDEB, está preocupado com educação ou escola? Desde quando educação é gasto???? Acordem, educação é investimento!

Quer saber o quanto a educação está precarizada? Pergunte em qualquer sala de aula quem quer ser professor.

Pra resumir: fizemos uma greve gigante em 2011 pelo cumprimento de uma lei que o governo de Santa Catarina foi contra em 2008, em 2009 e em 2010. Não a cumpriu na sua totalidade em 2011 nem a cumpre ainda. Milhares de alunos tiveram aprovação automática e agora temos dificuldades em sala de aula. Eu não quero apenas um salário melhor, eu quero uma perspectiva de melhorias para minha carreira, para minha profissão e para a sala de aula. Esforço-me para fazer a minha parte e o que ganhamos em troca? Tirania, da mídia e do governo.


É um desabafo de um professor, já se tornou um lugar-comum este tipo de desabafo. Enquanto havê-los, a educação, o professor, a escola estarão pedindo SOS...


(texto do início do mês de março)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário