sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sobre a educação


(um texto do ano passado ou 2007...)

Hoje quero falar a esmo, sem me importar muito com o rumo do assunto, como o assunto vai fluir...
Estou cansado de ser um professor da rede pública estadual de Santa Catarina! Esse mês o governo do estado nos descontou um dia de trabalho, ou mais de um dia, porque paralisamos nossas atividades do dia 18 de setembro. Oras, quantos dias realmente nossos governantes "trabalham"? E agora, nos oferecem um jantar, almoço ou coisa parecida...Com ceretza pago com o dinheiro que foi descontado de nossa folha de salários. Sem contar o quanto nós professores somos maltratados pelos pais dos alunos, pelos próprios alunos, pelos conselhos tutelares e por todas essas leis imbecis que nos são derramadas goela abaixo por esses infelizes "burrocratas" da educação brasileira. Longe, muito longe estou da educação militar, mas um pouco de ordem não faz mal a ninguém. A educação brasileira é o reflexo de nossa sociedade, que está há muito tempo doente. Já cansei de ver meus colegas professores e professores defenderem seus partidos idiotas que se revesam no poder massacrando nossa classe. Como pode haver tanta gente imbecil? Serão por acaso essas pessoas cegas perante o poder institucionalizado que as corropem? Difícil compreender como as pessoas defendem o nosso governo estadual...falam mal do congresso nacional, porém não enxergam os malefícios perpetrados a nossa gente catarinense... Em minha cidade não é diferente: há quem louve a adiministração municipal por seus feitos. Será que essas pessoas costumam passear pelos bairros da cidade? Cada governante deve fazer o que lhe compete, por isso foi eleito. Seus feitos não atos de louvor, como muitos tratam, mas de adimiração...sim, pois em nosso país o que mais existe é político cafajeste, portanto, quando fazem algo por nós, sobra-nos apenas o ato de ficarmos boquiabertos.
Falei que estou cansado de ser professor, mas foi a profissão que escolhi. Estou cansado por ver o quanto somos maltratados. Estou cansado por ver "colegas" de trabalho parecem não se importar conosco e fazem de tudo para ter o seu lugar ao sol. Por causa disso aliam-se aos alunos que menos querem aprender e tentam corromper a nossa imagem. Sujeira há em todos os lados, não é mesmo?
Estou cansao realmente. Já não sei a quem recorrer. Gostaria de mirar essas palavras nas pessoas certas, e não espalhar assim a minha indignação. Mas quero que saibam que enquanto houver indignação haverá a esperança. Não a esperança tosca e embrutecida, mas a esperança anárquica, niilista, extremista, revolucionária.... talvez a própria esperança emburrecida e sem sentido. Afinal, o que é a esperança senão o resto de nossas forças, e o resto é só isso: resto.
Estou cansado mesmo...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário